sexta-feira, 10 de abril de 2015

Toque de recolher a mando da PM? Como assim?

Notinha no blog do Garotinho

Ontem revelei aqui o toque de recolher no Alemão. O jornal O Dia procurou o comandante da PM e o coordenador das UPPs e ouviu dos dois que a medida é absurda e não foi decisão do comando. A ser verdade isso, o caso torna-se ainda mais grave. Então o toque de recolher seria à revelia do comando, uma decisão unilateral dos comandados, ignorando a hierarquia e a Constituição. Seria como a ação de uma milícia dentro do Alemão. Ontem à noite o toque de recolher se repetiu. Ou o comando da PM toma uma atitude drástica hoje ou vai ficar parecendo que está apoiando o toque de recolher, que é uma afronta à Constituição, além de ser uma prática de traficantes e milicianos, a PM não pode compactuar com isso. E é deplorável que as Organizações Globo mais uma vez se omitam diante da violação de um direito constitucional. Os jornais Globo e Extra não deram uma linha sobre o toque de recolher.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Falecimento

Por Claudia Maria

O sepultamento do vereador Flavio Nakan será hoje, daqui a pouco, no cemitério de Mesquita. Pêsames à família.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Postagem do face

NEM PT, NEM PSDB! 
Muitos brasileiros estão sendo coagidos a escolher entre o diabo e o coisa ruim...dizia Brizola. Não reconheço esse dilema, como muitos! Precisamos construir uma terceira corrente de opinião. Democrática e que defenda os verdadeiros interesses do País. Um projeto nacional de desenvolvimento. Que não copie os modelos que estão aí. Que se baseie em nossas vantagens e riquezas! 
Queremos criticar o PT sem estarmos do lado de golpistas que se misturam com o PSDB! Queremos criticar os oportunistas do PSDB sem apoiarmos a sujeira e a irresponsabilidade feita pelo PT contra a Petrobras! 
Os brasileiros querem dizer: nem um, nem outro!

quarta-feira, 11 de março de 2015

Notinha do Jornal de Hoje

Nome disputado

Ex-Conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RJ), ex-prefeito de Nova Iguaçu, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, Aluísio Gama agora é disputado por vários partidos para, aos 70 anos, disputar o cargo de vereador por Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias ou mesmo em Queimados. Não se sabe, ainda, se ele resistirá ao assédio das lideranças políticas destas cidades. Ex-MDB, atual PMDB, Gama governou Nova Iguaçu no PDT de Leonel Brizola, que foi Governador do Estado em dois mandatos.

Ps: Será? Será?

segunda-feira, 9 de março de 2015

Collor e Lindberg juntos!

Por Claudia Maria

Ver o nome dos dois na lista de quem pode estar envolvido no recebimento de propina não chega a ser uma surpresa, mas, vamos combinar, seria cômico se não fosse trágico! Não acredito que toda essa movimentação vá dar em alguma coisa mas, pelo menos (somos o país do pelo menos) dá uma certa dor de cabeça para eles. A cara do Lindberg na capa do jornal  Estadão é impagável e a entrevista dele no programa do Canazio parecia um espetáculo de pastelão. Ele choramingava e o Canazio consolava. Sinal do fim dos tempos!

Lindberg está na lista da Petrobras, quem diria?

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) está na lista dos políticos que serão investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. O nome do senador está entre os 28 pedidos de abertura de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao ministro Teori Zavascki, na quarta-feira, 4. 

Em depoimento de delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que trabalhou para o petista na eleição ao governo do Rio de Janeiro no ano passado como arrecadador de recursos de empreiteiras para financiar a campanha. Costa contou aos investigadores da Operação Lava Jato que empreiteiras pagavam propina em troca de contratos com a petroleira. Partidos políticos teriam recebido sua parte no esquema em forma de doações oficiais.

A reportagem confirmou que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, também está na lista da PGR com pedido de abertura de inquérito. A procuradoria-geral da República também pediu investigações contra o senadores Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro das Minas e Energia, e Fernando Collor (PTB-AL). Segundo fontes do Judiciário, Collor teria o maior número de indícios contra si, inclusive com dinheiro do esquema depositado em sua conta corrente. 

O senador tem influência política na BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras investigada no esquema. O jornal O Estado de S. Paulo revelou nesta quinta-feira, 5, que o senador Romero Jucá (PMDB-RR), segundo vice-presidente do Senado, também esta na lista dos que poderão ser investigados. A relação inclui ainda os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) e do Senado, Renan Calheiros (AL), ambos do PMDB. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Sexta 13

Por Claudia Maria

A sexta vai ser 13 mas o azar poderá chegar mesmo é no dia 15. É grande a expectativa da caminhada marcada para o próximo dia 15 contra o governo Dilma. A verdade, que muita gente já sabe, é que a coisa só vai ter uma repercussão maior se houver partido político envolvido. Lula já avisou que "vai correr sangue" e realmente a militância do PT não deve deixar barato. A verdade é que tudo pode acontecer. Vamos ver quais serão os posicionamentos do prefeitos. Muita gente vai ficar de saia justa.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sobre a nota

Por Claudia Maria

Realmente não dá para entender essas declarações do Beltrame. Primeiro disse que "não tinha pretensão de acabar com o tráfico" e agora diz que está sozinho no combate ao crime. Se ele está sozinho imagina a população! Ninguém merece!

Blog do Cesar Maia

QUE É ISSO BELTRAME? DESESPERO? OU ESTÁ JOGANDO A TOALHA? 
      
1. A declaração de Beltrame, secretário de segurança do Rio, que ele está sozinho, ou através de sujeito oculto por elipse, que a "polícia do estado atua sozinha", mostra um estado de descontrole ou desistência do secretário.  
       
2. A cada crise (a de agora foram as mortes de 4 policiais quase ao mesmo tempo), Beltrame usa o mesmo expediente: transfere para os demais a sua responsabilidade. São inúmeros os exemplos: falta controle nas fronteiras, faltam políticas sociais nas favelas, é uma herança de muitos anos em que nada se fez, ninguém impede o crescimento das favelas, a corrupção na polícia, e por aí vai.   
       
3. Agora Beltrame generalizou. Ninguém ajuda e ele (a polícia) está sozinho. Beltrame se esquece das escolas, dos programas de inclusão social, do esporte como elemento de atração dos jovens, do aumento do número de matrículas... E que ele está aí há mais de OITO ANOS. 
       
4. E para focalizar bem: o Exército, a Marinha, a Força Nacional em diversos momentos apoiaram Beltrame. Lembre-se da ocupação do Complexo do Alemão. E agora o Exército na Maré, permanência que era para a Copa e depois foi prorrogada duas vezes e agora ele pede até o fim do ano. E as ações da polícia federal no Rio. Etc.
        
5. No mesmo dia da declaração, o ISP informou que em janeiro os homicídios caíram 4,7%. "Já os crimes contra o patrimônio apresentaram altas. A quantidade de roubos de celulares praticamente dobrou (subiu 94%, de 473 para 920). O número de roubos de cargas também disparou 49,9%, saltando de 489 para 733. Já os roubos de rua — que abrangem roubos a transeuntes, coletivos e de celulares — cresceram 11%." (Globo Online, 23) 
        
6. (Globo, 24) RIO - 6.1. O secretário de segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou à GloboNews nesta segunda-feira que a polícia do estado atua sozinha no combate à criminalidade no Rio. Segundo Beltrame, outras instituições não dão o apoio necessário às ações. A afirmação foi feita durante o velório do policial civil Thiago Thome de Deus, de 29 anos, assassinado na manhã de domingo. 
        
6.2. — A polícia está só. A polícia está sozinha nessa selvajaria toda, com essas pessoas que não tem apego nenhum pela vida e matam por um celular. Precisamos da ajuda das outras instituições que compõem o conceito de segurança pública. A ponta disso tudo é a polícia, e na ponta a polícia está sozinha — disse Beltrame.

               

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Notinha do Jornal de Hoje

Desperdício de água

O Rio de Janeiro é o Estado com o maior consumo per capita de água do país, segundo dados do Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Em 2013, os fluminenses consumiram cerca de 253,1 litros de água por dia, mais de duas vezes o recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que considera suficientes 110 litros de água por pessoa. O número é ainda maior quando leva-se em conta apenas a capital - os cariocas consomem, em média, 329,78 litros de água ao dia. 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Notinha do Jornal de Hoje

Vazamento é o vilão da crise

A água desperdiçada ao longo de 2013 com vazamentos e ligações clandestinas no Rio seria o suficiente para abastecer a capital fluminense durante mais de seis meses, segundo cálculos com base em dados fornecidos pelo Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Em 2013, a Cedae tratou cerca de 1,35 trilhão de litros de água. De acordo com o relatório publicado pelo Snis em dezembro, desse total, 30,8% não foram oficialmente consumidos, o que corresponde a mais de 411 bilhões de litros de água perdidos. Essa quantidade seria suficiente para abastecer a cidade do Rio de Janeiro durante seis meses e aproximadamente 14 dias. Um desperdício, e tanto!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Reflexão

Por Claudia Maria

Esta nas rede sociais e é verdade. Rosangela Gomes e Rogerio Lisboa já estão preparando o terreno para sucessão de Bornier. Vão passar os próximos quatro anos costurando acordos para apoio. No caso de Rogerio Lisboa a sorte já lhe sorriu uma vez, antes ainda do advento Lindberg não cresce grama de Farias. Agora, a situação vai ficar um pouco mais difícil para ele. Mesmo assim, é um adversário que não pode ser descartado. Já Rosangela Gomes vai contar, mais uma vez, com a força da igreja Universal. Até agora foi o que lhe valeu e deve continuar no mesmo caminho. É por essas e outras que Bornier precisa manter os olhos bem abertos.

Deputados que assumiram mandato

André Ceciliano (PT)
André Corrêa (PSB)
André Lazaroni (PMDB)
Átila Nunes (PSL
Bebeto (SDD)
Benedito Alves (PMDB)
Bernardo Rossi (PMDB)
Bruno Dauaire (PR)
Carlos Macedo (PRB)
Carlos Minc (PT)
Chiquinho da Mangueira (PMN)
Christino Áureo (PSD)
Cidinha Campos (PDT)
Comte Bittencourt (PPS)
Daniele Guerreiro (PMDB)
Dionisio Lins (PP)
Domingos Brazão (PMDB)
Dr.Deodalto (PTN)
Dr. José Luiz Nanci (PPS)
Dr. Julianelli (PSol)
Dr. Sadinoel (PT)
Edson Albertassi (PMDB)
Eliomar Coelho (PSol)
Enfermeira Rejane (PCdoB)
Fabio Silva (PMDB)
Farid Abrão (PTB)
Felipe Soares (PR)
Flávio Bolsonaro (PP)
Flávio Serafini (PSol)
Geraldo Pudim (PR)
Gustavo Tutuca (PMDB)
Iranildo Campos (PSD)
Jair Bitencourt (PR)
Jânio Mendes (PDT)
João Peixoto (PSDC)
Jorge Felippe Neto (PSD)
Jorge Picciani (PMDB)
Lucinha (PSDB)
Luiz Martins (PDT)
Luiz Paulo (PSDB)
Marcelo Freixo (PSol)
Marcia Jeovani (PR)
Marcio Canella (PSL)
Márcio Pacheco (PSC)
Marcos Abrahão (PTdoB)
Marcos Miller (PHS)
Marcus Vinicius (PTB)
Martha Rocha (PSD)
Nivaldo Mulim (PR)
Osório (PMDB)
Paulo Melo (PMDB)
Paulo Ramos (PSol)
Pedro Augusto (PMDB)
Pedro Fernandes (SDD)
Rafael Picciani (PMDB)
Renato Cozzolino (PR)
Rogério Lisboa (PR)
Rosenverg Reis (PMDB)
Samuel Malafaia (PSD)
Thiago Pampolha (PTC)
Tia Ju (PRB)
Tio Carlos (SDD)
Wagner Montes (PSD)
Waguinho (PMDB)
Waldeck (PT)
Wanderson Nogueira (PSB)
Zaqueu Teixeira (PT)
Zé Luiz Anchite (PP)
Zeidan (PT)
Zito (PP)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Matéria jornal de Hoje de hoje


Moradores de Mesquita estão convivendo com o medo por conta dos últimos acontecimentos na cidade. A paz do mesquitense terminou na noite do dia 15 de janeiro, quando um grupo de milicianos participou do ataque ao traficante Serrinha, da comunidade da Chatuba. A Polícia Militar ocupa, por tempo indeterminado, quatro comunidades do município.
O reforço foi efetuado após dois confrontos entre milicianos e
Descrição: http://www.jornalhoje.inf.br/H54B.JPGtraficantes nas últimas três semanas. Segundo a PM, enquanto bandidos de uma facção do Rio tentam formar um complexo do tráfico na Chatuba, no Alto Uruguai, na Coréia e no Morro da Caixa d' Água (limite com Nova Iguaçu), grupos de milicianos tentam impedir o esquema.
A onda de boatos de confrontos em plena luz do dia e da invasão de bandidos da Zona Norte do Rio às comunidades da cidade que surge devido a essas ocorrências está afetando o comércio na região. Segundo lojistas, o movimento tem enfraquecido a cada dia e os falsos rumores só prejudicam mais a recuperação do lucro. “Os moradores estão com medo de sair de casa, estamos vendo muita coisa pela internet e isso só nos apavora mais”, disse a lojista M.V, de Edson Passos.
Na Coréia a apreensão é ainda maior. Moradores e comerciantes temem a invasão na comunidade por bandidos do morro do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. “Temos muito medo de que bandidos do Chapadão venham para cá. São informações que tenho acompanhado com apreensão nas redes sociais. Os que são daqui já desrespeitam a gente. Imagina os que vêm de fora?”, questionou uma moradora que não quis se identificar.
Os ataques, em Edson Passos e no Alto Uruguai, deixaram um morto e nove feridos. No último confronto, domingo (25), instigou a disputa entre as quadrilhas. No dia, Alessandro da Silva, miliciano conhecido como Barriga, foi executado por pelo menos 10 homens fortemente armados, no bairro Alto Uruguai.

Número de denúncias aumentou, diz PM
Segundo a Polícia Militar, desde domingo muitas denuncias têm chegado ao batalhão. Todas informando que bandidos de fora tentam ocupar as quatro comunidades. Por conta disso, os policiais permanecem 24 horas nas comunidades. A base da ocupação está na Rua Caimiri, local do ataque onde quatro pessoas ficaram feridas.
Na manhã de quinta-feira (29), o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Marcus Vinicius dos Santos Amaral, fez um mapeamento da região. Moradores, casas abandonadas e veículos, foram revistados, mas ninguém foi preso. Além disso, policiais identificaram pontos de observação e de fuga no local.
A polícia também anunciou o balanço de apreensões realizadas pelo Terceiro Comando de Policiamento de Área (3ª CPA) durante os 26 dias de janeiro. “Na área geral do 3º CPA foram apreendidos seis fuzis, nove espingardas, uma escopeta, 32 revólveres, 58 pistolas, uma submetralhadora, 28 granadas e 29 simulacro de arma de fogo (armas de brinquedo semelhantes às reais), divulgou o comandante da 3º CPA, Marco Aurélio. Ele também revelou o número de prisões e recuperação de veículos. “Até o dia 26, foram realizadas 342 prisões, 102 menores apreendidos, 1082 motos apreendidas, 72 motos recuperadas, 138 carros apreendidos e recuperados 122 carros.”
Pelos muros das comunidades é possível ver pichações como expressando saudades de traficantes mortos em confronto e ameaças como "Bala no 20", uma referência ao 20º Batalhão de Mesquita, e "Vai morrer milícia". Durante a realização da reportagem, nenhum carro da polícia foi avistado.


 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Blog do Garotinho e meu pitaco

O presidente do PT - RJ, Washington Quaquá diz que está costurando um acordo para as eleições de 2016 e 2018, mas por trás disso está a volta do PT ao governo estadual. O PT - RJ está doido para pular no colo de Pezão. E por falar em cargos, os petistas dos Rio reúnem-se amanhã com o presidente nacional do partido, Rui Falcão, para pressionar por nomeações no segundo escalão do governo federal. 

PS. Nada que a gente não esperasse. Realmente esse Quaquá é uma piada.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Janeiro cumprido esse!!!

Por Claudia Maria

Janeiro parece mesmo o mês mais cumprido do ano, além do mais quente. Mas, pelo jeito, o carnaval vai chegar com pouca ou quase sem água. Aliás, os foliões bem que podiam fazer o bloco "dos sem água". O problema está cada vez mais sério. Vamos ver se a Câmara, depois do recesso, traz alguma novidade sobre a CPI da Cedae que aconteceu ano passado na Casa.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Blog do Garotinho

Segundo o deputado estadual Carlos Minc (PT), em 2009 o governo Cabral já sabia da crise hídrica que hoje vivemos. A COPPE / UFRJ fez um levantamento que apontava os problemas que por falta de ação do Estado viraram uma rotina para todos os fluminenses. Só é importante lembrar que Minc agora quer jogar a culpa nos outros, Cabral e Pezão, mas ele foi secretário do Ambiente entre 2006 e 2008, depois foi ministro do Ambiente, no primeiro governo Lula, e em 2011 voltou ao mesmo cargo no segundo mandato de Cabral só saindo em março de 2014. 

Quem também está batendo nos governos Cabral - Pezão dizendo que faltaram investimentos e confirmando que o Estado já sabia da crise hídrica há muito tempo é Marilene Ramos (PT), que foi a secretária do Ambiente de Cabral entre 2008 e 2011, era braço-direito de Minc e depois substitui-o na secretaria quando ele virou ministro de Lula. 

Ou seja, são dois oportunistas, que agora criticam, mas foram secretários do Ambiente desse desgoverno Cabral - Pezão, esconderam os alertas e tocaram a vida fingindo que nada estava acontecendo. 

Enquanto isso o Estado do Rio é o que mais desperdiça água, segundo especialistas a perda chega a 50%, sendo apenas 10% por conta de gatos, o restante é por conta de vazamentos. Ou seja faltaram investimentos e sobrou omissão e irresponsabilidade. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Água agora

Por Claudia Maria

A situação da falta de água na Baixada Fluminense está cada vez pior. A Cedae já provou que não dá conta da demanda e a falta de chuva deixa o problema ainda maior. O prefeito Bornier já acenou com a criação da agência de águas na cidade. O decreto não saiu do papel mas já está na hora da conversa ir mais a fundo. Temos os mananciais, mas não temos a água. Já está na hora de mudar essa situação.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Ave César!!

“Não é possível que no Brasil o Poder Legislativo  se transforme num departamento do Poder Executivo. Se o Poder Executivo, em defesa da cidade, em defesa do carioca, recorre à justiça para garantir esses direitos, porque  o Poder Legislativo não pode fazer o mesmo? A proposta é que por dois terços dos Vereadores, Câmara Municipal solicite a sua Procuradoria que recorra à justiça em defesa dos interesses da cidade, dos direitos do cidadão, em defesa do meio ambiente, em questões de atropelamento da legislação existente, em defesa da qualidade urbana...”

PS. Claudia Maria

César Maia tem toda razão!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Acidente

Por Claudia Maria

O acidente com o trem da Supervia serve para chamar a atenção para um problema que sempre foi comum na Baixada Fluminense, transporte. O morador da Baixada, em sua maioria, trabalha no Rio e tem que encarar cerca de 4 horas, no  mínimo, todos os dias para chegar ao seu destino. É certo que, há 10 anos, a situação era bem pior mas não podemos nivelar por baixo. Os preços das passagens também sempre foram os mais caros. É claro que se o acidente acontecesse no centro do Rio ou Zona Sul, teria outra repercussão.
A verdade é que os políticos da Baixada ainda não entenderam (ninguém merece) que precisam se unir para resolver problemas que são comuns à região, como esse, do transporte. Vale muito mais uma reivindicação em bloco do que isolada. Já passou da hora do morador da Baixada ser mais respeitado e já passou de vereadores e deputados pararem de fazer política rasteira e realmente trabalhar pela região.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Aniversário

Por Claudia Maria

A cidade de Nova Iguaçu faz aniversário essa semana. Parabéns para ela! O ano promete muitos acontecimentos na sucessão política. Vamos acompanhar.

Desculpa aê

Por Claudia Maria

Vários dias sem postagem! Imperdoável! Mas, entre as promessas do ano novo está a de escrever um artigo por dia, pelo menos. Na verdade, o ano só começa para valer em fevereiro mas, já temos muitas coisas acontecendo no cenário político. Uma delas é a possibilidade de Luciano Gomes assumir uma cadeira na Alerj. Ele ficou como segundo suplente atras de Geraldo Moreira que está respondendo processo. O azar de Geraldo pode ser a sorte de Luciano. Agora a situação está nas mãos da Justiça.