sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Matéria do amigo J Carvalho no Jornal de Hoje


Se depender do Judiciário, o Hospital Iguaçu, instituição tradicional de assistência médica em Nova Iguaçu, enfim, poderá voltar a funcionar a qualquer momento. Através do Mandado de Reintegração de Posse, expedido pela Juiza da 4ª Vara Cível da Cidade, Clara Maria Martins Jaguaribe, o presidente da Associação de Caridade Hospital de Iguassú, Damião Moreira Renovato, foi reconduzido ao cargo de administrador da unidade. Renovato foi ameaçado de morte pelo ex-arrendatário do hospital e dono da empresa Prontomed (falida), Eduardo Maciel Parussulo e teve de se afastar de suas atividades. “Fui impedido de entrar no prédio do hospital de forma ameaçadora”, contou.
No dia 26 de fevereiro deste ano, o Hospital Iguaçu, que fica na Rua Paulo Fróes Machado, no Centro, foi interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) por armazenamento irregular de lixo hospitalar infectantes em uma de suas salas.
“Além de não cumprir as determinações do INEA, o ex-arrendatário violou criminosamente os lacres da interdição. A partir daí, foram roubados por ele os equipamentos do CTI, dois geradores e cápsulas de oxigênio. O hospital está literalmente sucateado”, denunciou Damião.
Sobre o funcionamento da unidade, Damião Renovato disse que está perto de acontecer. “O primeiro passo será cumprir as exigências do INEA, com a desinfecção do espaço e outros trâmites. Depois, vem a confirmação das parcerias com os governos federal, estadual e municipal. Desde já, posso garantir: vou reabrir o Hospital Iguaçu”, prometeu categoricamente, na redação do JH.
Nova interdição pelo INEA aconteceu na quarta-feira (18) no prédio do hospital e no imóvel da antiga lavanderia da unidade, situada no bairro da Posse. “Os fiscais encontraram lixo hospitalar queimado, mas ainda oferecendo riscos à saúde de quem mora nas proximidades. Vamos resolver todos esses problemas e abrir as portas do Hospital Iguaçu”, reafirmou, acrescentando: “Quando soube da visita de autoridades da Saúde ao prédio no centro, com o lixo hospitalar, lá dentro, fiquei preocupado. Felizmente, nada de grave ocorreu”.
O imóvel da Posse, condenado pelo Instituto Estadual do Ambiente fica a mil metros na nova Maternidade Mariana Bulhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário