terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sobre a nota

Por Claudia Maria

Realmente não dá para entender essas declarações do Beltrame. Primeiro disse que "não tinha pretensão de acabar com o tráfico" e agora diz que está sozinho no combate ao crime. Se ele está sozinho imagina a população! Ninguém merece!

Blog do Cesar Maia

QUE É ISSO BELTRAME? DESESPERO? OU ESTÁ JOGANDO A TOALHA? 
      
1. A declaração de Beltrame, secretário de segurança do Rio, que ele está sozinho, ou através de sujeito oculto por elipse, que a "polícia do estado atua sozinha", mostra um estado de descontrole ou desistência do secretário.  
       
2. A cada crise (a de agora foram as mortes de 4 policiais quase ao mesmo tempo), Beltrame usa o mesmo expediente: transfere para os demais a sua responsabilidade. São inúmeros os exemplos: falta controle nas fronteiras, faltam políticas sociais nas favelas, é uma herança de muitos anos em que nada se fez, ninguém impede o crescimento das favelas, a corrupção na polícia, e por aí vai.   
       
3. Agora Beltrame generalizou. Ninguém ajuda e ele (a polícia) está sozinho. Beltrame se esquece das escolas, dos programas de inclusão social, do esporte como elemento de atração dos jovens, do aumento do número de matrículas... E que ele está aí há mais de OITO ANOS. 
       
4. E para focalizar bem: o Exército, a Marinha, a Força Nacional em diversos momentos apoiaram Beltrame. Lembre-se da ocupação do Complexo do Alemão. E agora o Exército na Maré, permanência que era para a Copa e depois foi prorrogada duas vezes e agora ele pede até o fim do ano. E as ações da polícia federal no Rio. Etc.
        
5. No mesmo dia da declaração, o ISP informou que em janeiro os homicídios caíram 4,7%. "Já os crimes contra o patrimônio apresentaram altas. A quantidade de roubos de celulares praticamente dobrou (subiu 94%, de 473 para 920). O número de roubos de cargas também disparou 49,9%, saltando de 489 para 733. Já os roubos de rua — que abrangem roubos a transeuntes, coletivos e de celulares — cresceram 11%." (Globo Online, 23) 
        
6. (Globo, 24) RIO - 6.1. O secretário de segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou à GloboNews nesta segunda-feira que a polícia do estado atua sozinha no combate à criminalidade no Rio. Segundo Beltrame, outras instituições não dão o apoio necessário às ações. A afirmação foi feita durante o velório do policial civil Thiago Thome de Deus, de 29 anos, assassinado na manhã de domingo. 
        
6.2. — A polícia está só. A polícia está sozinha nessa selvajaria toda, com essas pessoas que não tem apego nenhum pela vida e matam por um celular. Precisamos da ajuda das outras instituições que compõem o conceito de segurança pública. A ponta disso tudo é a polícia, e na ponta a polícia está sozinha — disse Beltrame.

               

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Notinha do Jornal de Hoje

Desperdício de água

O Rio de Janeiro é o Estado com o maior consumo per capita de água do país, segundo dados do Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Em 2013, os fluminenses consumiram cerca de 253,1 litros de água por dia, mais de duas vezes o recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que considera suficientes 110 litros de água por pessoa. O número é ainda maior quando leva-se em conta apenas a capital - os cariocas consomem, em média, 329,78 litros de água ao dia. 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Notinha do Jornal de Hoje

Vazamento é o vilão da crise

A água desperdiçada ao longo de 2013 com vazamentos e ligações clandestinas no Rio seria o suficiente para abastecer a capital fluminense durante mais de seis meses, segundo cálculos com base em dados fornecidos pelo Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Em 2013, a Cedae tratou cerca de 1,35 trilhão de litros de água. De acordo com o relatório publicado pelo Snis em dezembro, desse total, 30,8% não foram oficialmente consumidos, o que corresponde a mais de 411 bilhões de litros de água perdidos. Essa quantidade seria suficiente para abastecer a cidade do Rio de Janeiro durante seis meses e aproximadamente 14 dias. Um desperdício, e tanto!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Reflexão

Por Claudia Maria

Esta nas rede sociais e é verdade. Rosangela Gomes e Rogerio Lisboa já estão preparando o terreno para sucessão de Bornier. Vão passar os próximos quatro anos costurando acordos para apoio. No caso de Rogerio Lisboa a sorte já lhe sorriu uma vez, antes ainda do advento Lindberg não cresce grama de Farias. Agora, a situação vai ficar um pouco mais difícil para ele. Mesmo assim, é um adversário que não pode ser descartado. Já Rosangela Gomes vai contar, mais uma vez, com a força da igreja Universal. Até agora foi o que lhe valeu e deve continuar no mesmo caminho. É por essas e outras que Bornier precisa manter os olhos bem abertos.

Deputados que assumiram mandato

André Ceciliano (PT)
André Corrêa (PSB)
André Lazaroni (PMDB)
Átila Nunes (PSL
Bebeto (SDD)
Benedito Alves (PMDB)
Bernardo Rossi (PMDB)
Bruno Dauaire (PR)
Carlos Macedo (PRB)
Carlos Minc (PT)
Chiquinho da Mangueira (PMN)
Christino Áureo (PSD)
Cidinha Campos (PDT)
Comte Bittencourt (PPS)
Daniele Guerreiro (PMDB)
Dionisio Lins (PP)
Domingos Brazão (PMDB)
Dr.Deodalto (PTN)
Dr. José Luiz Nanci (PPS)
Dr. Julianelli (PSol)
Dr. Sadinoel (PT)
Edson Albertassi (PMDB)
Eliomar Coelho (PSol)
Enfermeira Rejane (PCdoB)
Fabio Silva (PMDB)
Farid Abrão (PTB)
Felipe Soares (PR)
Flávio Bolsonaro (PP)
Flávio Serafini (PSol)
Geraldo Pudim (PR)
Gustavo Tutuca (PMDB)
Iranildo Campos (PSD)
Jair Bitencourt (PR)
Jânio Mendes (PDT)
João Peixoto (PSDC)
Jorge Felippe Neto (PSD)
Jorge Picciani (PMDB)
Lucinha (PSDB)
Luiz Martins (PDT)
Luiz Paulo (PSDB)
Marcelo Freixo (PSol)
Marcia Jeovani (PR)
Marcio Canella (PSL)
Márcio Pacheco (PSC)
Marcos Abrahão (PTdoB)
Marcos Miller (PHS)
Marcus Vinicius (PTB)
Martha Rocha (PSD)
Nivaldo Mulim (PR)
Osório (PMDB)
Paulo Melo (PMDB)
Paulo Ramos (PSol)
Pedro Augusto (PMDB)
Pedro Fernandes (SDD)
Rafael Picciani (PMDB)
Renato Cozzolino (PR)
Rogério Lisboa (PR)
Rosenverg Reis (PMDB)
Samuel Malafaia (PSD)
Thiago Pampolha (PTC)
Tia Ju (PRB)
Tio Carlos (SDD)
Wagner Montes (PSD)
Waguinho (PMDB)
Waldeck (PT)
Wanderson Nogueira (PSB)
Zaqueu Teixeira (PT)
Zé Luiz Anchite (PP)
Zeidan (PT)
Zito (PP)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Matéria jornal de Hoje de hoje


Moradores de Mesquita estão convivendo com o medo por conta dos últimos acontecimentos na cidade. A paz do mesquitense terminou na noite do dia 15 de janeiro, quando um grupo de milicianos participou do ataque ao traficante Serrinha, da comunidade da Chatuba. A Polícia Militar ocupa, por tempo indeterminado, quatro comunidades do município.
O reforço foi efetuado após dois confrontos entre milicianos e
Descrição: http://www.jornalhoje.inf.br/H54B.JPGtraficantes nas últimas três semanas. Segundo a PM, enquanto bandidos de uma facção do Rio tentam formar um complexo do tráfico na Chatuba, no Alto Uruguai, na Coréia e no Morro da Caixa d' Água (limite com Nova Iguaçu), grupos de milicianos tentam impedir o esquema.
A onda de boatos de confrontos em plena luz do dia e da invasão de bandidos da Zona Norte do Rio às comunidades da cidade que surge devido a essas ocorrências está afetando o comércio na região. Segundo lojistas, o movimento tem enfraquecido a cada dia e os falsos rumores só prejudicam mais a recuperação do lucro. “Os moradores estão com medo de sair de casa, estamos vendo muita coisa pela internet e isso só nos apavora mais”, disse a lojista M.V, de Edson Passos.
Na Coréia a apreensão é ainda maior. Moradores e comerciantes temem a invasão na comunidade por bandidos do morro do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. “Temos muito medo de que bandidos do Chapadão venham para cá. São informações que tenho acompanhado com apreensão nas redes sociais. Os que são daqui já desrespeitam a gente. Imagina os que vêm de fora?”, questionou uma moradora que não quis se identificar.
Os ataques, em Edson Passos e no Alto Uruguai, deixaram um morto e nove feridos. No último confronto, domingo (25), instigou a disputa entre as quadrilhas. No dia, Alessandro da Silva, miliciano conhecido como Barriga, foi executado por pelo menos 10 homens fortemente armados, no bairro Alto Uruguai.

Número de denúncias aumentou, diz PM
Segundo a Polícia Militar, desde domingo muitas denuncias têm chegado ao batalhão. Todas informando que bandidos de fora tentam ocupar as quatro comunidades. Por conta disso, os policiais permanecem 24 horas nas comunidades. A base da ocupação está na Rua Caimiri, local do ataque onde quatro pessoas ficaram feridas.
Na manhã de quinta-feira (29), o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Marcus Vinicius dos Santos Amaral, fez um mapeamento da região. Moradores, casas abandonadas e veículos, foram revistados, mas ninguém foi preso. Além disso, policiais identificaram pontos de observação e de fuga no local.
A polícia também anunciou o balanço de apreensões realizadas pelo Terceiro Comando de Policiamento de Área (3ª CPA) durante os 26 dias de janeiro. “Na área geral do 3º CPA foram apreendidos seis fuzis, nove espingardas, uma escopeta, 32 revólveres, 58 pistolas, uma submetralhadora, 28 granadas e 29 simulacro de arma de fogo (armas de brinquedo semelhantes às reais), divulgou o comandante da 3º CPA, Marco Aurélio. Ele também revelou o número de prisões e recuperação de veículos. “Até o dia 26, foram realizadas 342 prisões, 102 menores apreendidos, 1082 motos apreendidas, 72 motos recuperadas, 138 carros apreendidos e recuperados 122 carros.”
Pelos muros das comunidades é possível ver pichações como expressando saudades de traficantes mortos em confronto e ameaças como "Bala no 20", uma referência ao 20º Batalhão de Mesquita, e "Vai morrer milícia". Durante a realização da reportagem, nenhum carro da polícia foi avistado.