terça-feira, 19 de março de 2013

Turismo


Por Claudia Maria

Um colaborador resolveu ajudar no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo em Nova Iguaçu. Sendo assim, seguem suas primeiras considerações que têm como intenção atingir as orelhas de Mario Marques.

  • Parque Municipal - é o 1º Geo Parque do Estado do RJ ( potencial maravilhoso p/ explorar o ´´produto`` vulcão.
  • Capacitar a comunidade do K11, com artesanato relativo ao parque ( vulcão,mata atlântica, fauna, ...)
  • Pracinha do K11 - fazer um portal indicativo e placas educativas
  • Na pracinha do K11-  reforma e adapta-la p/receptivo, colocar um trenzinho turístico sobre rodas, normalmente é puxado por trator.
  • Quem sabe um teleférico como o de Camburiu ( entre no site )
  • Turismo com esportes radicais: voo livre, rapel, arborismo, treeking e até rafting ( Jaceruba)
  •  Temos um grande numero de agricultores no entorno da Serra de Madureira, e temos que potencializa-los com seu doces da roça
  • Já temos em Marapicu um produtor rural com laticínio regularizado, produz muito queijo e derivados do leite. Ele se prontificou a ajudar outros pequenos produtores mas a Prefeitura poderia entrar com capacitação junto com o Sebrae.
  • Na APA Guandu Açu ( lugar que o Guandú entra no município vindo do ribeirão das Lages), temos um mini pantanal, tem um potencial para piscicultura em cativeiro excelente. ( existe muita linha de crédito  via ministério da pesca)
  • Na mesma APA o potencial do turismo com os wating birds ( observadores de pássaros) é uma categoria turística reconhecida. internacionalmente.
  • Programa federal dos conservadores das águas ( o produtor rural recebe financeiramente como se fosse um royalte , e recebe isso do governo federal) é um grande incentivo ao eco turismo e da conservação das nascentes. Recebe para restaurar e conservar
  • Estimular a RPPN ( reserva particular de proteção a natureza) o produtor rural recebe isenção de impostos e ainda recebe incentivo p/trabalhar com eco turismo
  • Estimular todos eventos rurais, trabalhando cada comunidade para geração de renda, e consequentemente seu desenvolvimento sustentável  rural, com isso evitamos o êxodo rural
  • Existe politicas nacionais para investimentos ambientais como acontece na cultura.
  • Divulgar toda história com seus patrimônios naturais, culturais  e ruínas históricas.
  • Credito de carbono aos produtores rurais que preservam recuperam suas florestas.

2 comentários:

  1. Ola Claudia Maria.
    Não podia eu deixar de dar uma sugestão, para turismo em Nova Iguaçu. Sugiro um campeonato de Rally de alta complexidade, só para feras da modalidade.Aqui nas ruas do Km 32, podem ser usadas como pista, sem nenhum investimento, já estão prontas desde o governo de Aluisio Gama, é só colocar em pratica. Será um Rally muito radical, ótima pista com esgoto sanitário por toda a pista, dando assim um grau de dificuldade.
    Pedro Hermes.

    ResponderExcluir
  2. VAMOS PASSAR ESSA IDÉIA PRA FRENTE! É UM BENEFICIO PARA A POPULAÇÃO IGUAÇUANA E NOS MERECEMOS!

    Informamos que os moradores de Nova Iguaçu e adjacentes não aguentam com mais com o descaso quando se trata em relação ao transporte público em Nova Iguaçu! Por isso pedimos a extensão do itinerário da Nilopolitana linha 718 Nova Iguaçu x Sulacap sendo estendida até a Taquara no ponto final do 341 Taquara x Cinelandia ou até mesmo sonhando mais longe até a Freguesia.É uma linha fácil aonde não teria concorrência nem com linhas da Baixada e nem do Rio,e assim abrangeria tanto a Baixada quanto a Zona Norte e Oeste também além de que Sulacap é a 10 minutos da Taquara. A mudança desse itinerário(Até a Taquara) é realmente a mudança da vida de muita gente não só daqui de N.I mas da Baixada fluminense(N.I,Mesquita e Nilopolis),precisamos dessa condução direta que tem em municipios vizinhos da baixada mas não tem na nossa cidade!Pagamos do nosso bolso além do que empresa oferece a passagem de 2,75 ida e volta porquê a empresa só da apenas a passagem modal e MUITA gente trabalha na Zona Oeste do estado como (Taquara,Freguesia,Curicica,Pechincha,Recreio,Vargem Grande e etc). Temos também a linha N.S.Penha 546 Nova Iguaçu x Praça seca mas essa linha seria difícil ser estendida até a Taquara pela concorrência no percurso,mas se fosse pela Merck pelo centro da Taquara indo para Freguesia daria certo fazendo!
    Queremos dignidade e queremos a Linha 718 que é um apelo de todos até a Taquara!
    Obrigado

    ResponderExcluir